Iniciativa desenvolvida pelo Ministério Público de SP com apoio da Microsoft pode ser um canal de apoio e orientação durante período de isolamento

Os relacionamentos abusivos nem sempre são caracterizados por violência física. Por isso, muitas mulheres têm dificuldade em entender se estão vivendo nesta situação, que tende a aumentar durante o período de isolamento social. A fim de orientar as vítimas a entenderem sobre o problema, o Ministério Público de São Paulo (MPSP) lançou a assistente virtual MAIA (Minha Amiga Inteligência Artificial), com o apoio da Microsoft.

A chatbot é uma ferramenta para auxiliar mulheres que estejam vivendo abuso físico ou psicológico dentro de casa. Além de trazer informações e exemplos do que caracteriza uma relação de abuso, oferece dicas para que a mulher procure uma pessoa de confiança para se abrir e busque ajuda psicológica de um profissional, e direciona as usuárias para ouvidorias e Delegacias de Defesa da Mulher em casos de violência física.

A assistente MAIA já está disponível na página dedicada ao projeto e pode ser acessada pelo público em geral. A iniciativa é apadrinhada pela ONG Plan International, pelo movimento global da ONU, Girl Up, e pelo Instituto AzMina.

Como a MAIA funciona
A Inteligência Artificial entra no projeto como uma aliada para ajudar a esclarecer dúvidas sobre relacionamentos abusivos, fazendo a interação das perguntas feitas pelas usuárias com o conteúdo da cartilha do MPSP sobre relacionamentos abusivos.

Além disso, em suas interações, a MAIA não solicitará nenhum tipo de identificação ou dados pessoais para quem interagir com ela. A anonimização das usuárias é uma premissa do projeto, e o conteúdo das conversas não será armazenado. A assistente virtual está hospedada na plataforma de nuvem Microsoft Azure e segue as políticas de privacidade da empresa.

Para mais informações sobre a MAIA e sobre como identificar as formas de violência doméstica, acesse https://catracalivre.com.br/cidadania/maia-a-assistente-que-ajuda-mulheres-em-relacionamentos-abusivos/.

MAIA, a assistente que ajuda mulheres em relacionamentos abusivos

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *